quarta-feira, 23 de dezembro de 2015

Todo mês deve ser azul

A regra mais básica do enriquecimento é: vc deve ganhar mais do que gasta. Como toda regra áurea, é simples no dizer e no se fazer entender, porém tem muitos truques escondidos em si.

O primeiro deles é contabilizar tudo mensalmente. A maioria das nossas contas é mensal, assim como o salário ou um balancete de empresa, então é mais fácil utilizar esse denominador comum de tempo. É muito importante considerar tb a diferença entre os meses. Final de ano se gasta mais com festas, mas é um período mais aquecido para os negócios e os assalariados tem o 13. Janeiro é um mês de renovação de serviços anuais, impostos, e gastos escolares de filhos. Procure vasculhar no seu histórico o que faz diferença pra vc, como por exemplo ter 4 familiares com aniversários no mesmo mês (vc terá que desembolsar mais com presentes, por exemplo).

Segundo ponto: vc deve contabilizar tudo que entra e tudo o que sai, da maneira mais granular e abrangente o possível. O grosso da renda é fácil: 99% (número figurativo, não estatístico) dos casos vem do salário ou de uma renda autônoma, seja o lucro de uma empresa, seja de serviços autônomos ou informais. Mas a restituição do IR, o abono pecuniário, o resgate da nota paulista, aquelas 4 notas de 50 que seu tio rico te dá em um envelope branco só com o seu nome escrito todo natal, tudo isso são fontes de entrada de grana. Bote tudo no papel.

Registrar o que se gasta é um pouco mais complicado no começo (depois vc se acostuma). Separe em 2 grandes grupos: custos fixos e custos variáveis esperados.

Em custos fixos aloque tudo que tem um valor mensal exato, como luz, água, celular 1, 2 e 3, internet, escola, faculdade, aluguel ou parcela da casa, condomínio, valor do cartão a cair naquele mês, parcela do carro ou da bike, parcela de empréstimo, plano de saúde, etc.

Em custos variáveis esperados, aloque tudo que vc sabe que irá gastar no mês, mas não sabe o valor. Faça um nova subdivisão da seguinte forma: orçamento de necessidade (remédios, consertos da casa, imprevistos com o carro, presentes, gasolina), orçamento de lazer da família (almoços, parques, cinema, teatro) e orçamento pessoal (um por membro, e varie conforme a necessidade, por exemplo o dos adultos é maior que dos adolescentes). Se vc tem um outro tipo de custo variável esperado, como supermercado, ou fraldas, e for relevante o suficiente, coloque como um subgrupo separado tb.

Dica quente: estabeleça um orçamento mensal por subgrupo. Isso tem grandes vantagens: vc não foge do valor total mensal que pode gastar, e cada um dos membros da família pode gastar com o que quiser, ao mesmo tempo sem se preocupar em desaquilibrar as contas da casa. Se vc tem, por exemplo, R$ 200 para seu orçamento pessoal, vc pode reservar R$ 100 por mês e comprar o novo iphone parcelado, e ficar com mais R$ 100 para seus demais gastos. Ou pode comprar um tênis. Ou almoçar em lugar bacanudo no meio da semana. Ou pedir um champagne com velas piscantes na balada (não, não faça isso).

O orçamento vai lhe ajudar tb a evitar gastos muito supérfluos. Por exemplo: "É dia, mas estou com preguiça de voltar de ônibus pra casa. Será que tomo um táxi?". Bom, se vc já zerou sua cota, faça um esforcinho e vá de ônibus mesmo.

Separe orçamentos factíveis para cada um destes subgrupos e tente segui-los ao máximo, mas não seja xiita. Se por acaso seu filho fez mais cocô que o esperado, obviamente vc vai comprar mais fraldas, mesmo que o orçamento seja estourado.

No frigir dos bolinhos, a linha de rendas deve ser, necessariamente, maior que a linha de gastos. Coloquei um exemplo de planilha aqui pra vc se organizar. Adapte como preferir.


Se vc seguir estas dicas, só tem um coisa que te impedirá de deixar o avião com o bico apontado para cima: se sua necessidade de gasto for maior que sua renda. Isso pode acontecer por motivos mais sérios, como um tratamente de saúde, uma demissão inesperada ou um revés em um negócio, mas na maioria das vezes é só pq o mundo oferece coisas maravilhosas que queremos degustar, e controlar isso é muito difícil. No começo. Depois vc se acostuma. Vamos abordar isso no próximo artigo.




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